Era domingo à tarde, eu estava acompanhando um plantão
cirúrgico. Nossa função é realizar suturas e avaliar, junto ao médico
responsável, as ocorrências que chegam da rua e a possibilidade do caso ir para
o bloco cirúrgico ou ter outros encaminhamentos. Dona Rita havia caído na rua,
humilhando seus 78 anos e sua irretocável maquiagem. Era minha primeira vez, eu tremia muito segurando o porta-agulhas.
Ao final, ela segurou minhas mãos e me disse: filho, você será um ótimo médico.
Acho que todos que passam pela Medicina e o fazem com amor ouvirão estas
palavras em algum momento. Recebendo um caqui, um vinho ou um aperto de mãos,
este gesto concretiza o primeiro sonho de qualquer estudante.
O sonho
citado acima é o de muitos. Muitos que merecem, outros que se deixam levar.
Poucos concretizam e menos ainda o fazem com louvor. E este louvor não deve ser
resultado de notas boas. Tampouco de soberba pela precisão técnica. Deve antes
ser resultado de muito estudo e isso com muito amor. Deve ser resultado de
querer estar perto das pessoas, de conversar e entender suas dores e
sofrimentos, ainda que lhe pareçam pouco.
Escrevo
isso para pedir encarecidamente que você não desista do seu sonho. É uma
obviedade quando posta assim, mas que você leitor se assustaria com o número de
pessoas que abandonam aquilo que sempre quiseram ou acreditaram. E eu sempre
imaginei que as pessoas que desistem estão entre os piores tipos. Não as que
desistem por uma necessidade, mas aqueles que param ante a dificuldades. Pois
se elas desistem do que querem para sua própria vida, arriscando levar uma vida
mediana, quanto mais não fariam com a vida dos outros?
Conquistar
esta vaga é muito difícil. Para alguns, muito mais difícil que terminar o curso
em si. Você deverá abrir mão de tudo e todos, deixar até de ser você um pouco
para entrar em um curso em que você aprenderá a deixar de ser você sempre.
A Medicina é um curso extremamente extenuante. Cansa mesmo.
Por diversas vezes você pensará em desistir e se perguntar o que mesmo está
fazendo ali. Outras vezes irá ser seduzido por uma Medicina comercial, cara e
para pouquíssimos. Mas aí surgem as donas Ritas com seus olhares meigos e mãos
trêmulas, com tanto medo quanto as nossas. E isso vai valer a pena!
Amigos,
tenho muito a compartilhar com vocês desses anos de universidade. Também já me
formei Engenheiro e qualquer dia desses também escreverei sobre esta outra
área. Mas por algumas edições falarei sobre a Medicina e seu poder de nos
drenar e ainda assim fazer com que digamos o quanto amamos isso.
Se quiserem entrar em contato comigo, meu e-mail é lesalles@gmail.com
Luis Eduardo Salles
Nenhum comentário:
Postar um comentário