segunda-feira, 29 de abril de 2013

Sonhos

Fui convidado a escrever sobre a Medicina. Mas antes que eu me atreva a opinar sobre esta arte, tomo a liberdade de escrever sobre sonhos.

Era domingo à tarde, eu estava acompanhando um plantão cirúrgico. Nossa função é realizar suturas e avaliar, junto ao médico responsável, as ocorrências que chegam da rua e a possibilidade do caso ir para o bloco cirúrgico ou ter outros encaminhamentos. Dona Rita havia caído na rua, humilhando seus 78 anos e sua irretocável maquiagem.   Era minha primeira vez, eu tremia muito segurando o porta-agulhas. Ao final, ela segurou minhas mãos e me disse: filho, você será um ótimo médico. Acho que todos que passam pela Medicina e o fazem com amor ouvirão estas palavras em algum momento. Recebendo um caqui, um vinho ou um aperto de mãos, este gesto concretiza o primeiro sonho de qualquer estudante.

O sonho citado acima é o de muitos. Muitos que merecem, outros que se deixam levar. Poucos concretizam e menos ainda o fazem com louvor. E este louvor não deve ser resultado de notas boas. Tampouco de soberba pela precisão técnica. Deve antes ser resultado de muito estudo e isso com muito amor. Deve ser resultado de querer estar perto das pessoas, de conversar e entender suas dores e sofrimentos, ainda que lhe pareçam pouco.

Escrevo isso para pedir encarecidamente que você não desista do seu sonho. É uma obviedade quando posta assim, mas que você leitor se assustaria com o número de pessoas que abandonam aquilo que sempre quiseram ou acreditaram. E eu sempre imaginei que as pessoas que desistem estão entre os piores tipos. Não as que desistem por uma necessidade, mas aqueles que param ante a dificuldades. Pois se elas desistem do que querem para sua própria vida, arriscando levar uma vida mediana, quanto mais não fariam com a vida dos outros?

Conquistar esta vaga é muito difícil. Para alguns, muito mais difícil que terminar o curso em si. Você deverá abrir mão de tudo e todos, deixar até de ser você um pouco para entrar em um curso em que você aprenderá a deixar de ser você sempre.

A Medicina é um curso extremamente extenuante. Cansa mesmo. Por diversas vezes você pensará em desistir e se perguntar o que mesmo está fazendo ali. Outras vezes irá ser seduzido por uma Medicina comercial, cara e para pouquíssimos. Mas aí surgem as donas Ritas com seus olhares meigos e mãos trêmulas, com tanto medo quanto as nossas. E isso vai valer a pena!

Amigos, tenho muito a compartilhar com vocês desses anos de universidade. Também já me formei Engenheiro e qualquer dia desses também escreverei sobre esta outra área. Mas por algumas edições falarei sobre a Medicina e seu poder de nos drenar e ainda assim fazer com que digamos o quanto amamos isso.

Se quiserem entrar em contato comigo, meu e-mail é lesalles@gmail.com

Abraços,

Luis Eduardo Salles
graduando em medicina pela UFCSPA

Nenhum comentário:

Postar um comentário