17/02/2013
Olá à todos. É que com grande
orgulho, em nome de alguns colaboradores dos cursinhos comunitários de
Guarulhos, de outros movimentos sociais e alguns acadêmicos que toparam
colaborar que estamos lançando o Jornal Policarpo.
A intenção é que comecemos a sua
circulação por meio desse blog, mas que futuramente elaboremos uma versão
impressa para circular nos bairros onde os movimentos estão inseridos.
Pretendemos utilizar dos
conhecimentos adquiridos pelos voluntários dos movimentos sociais, acadêmicos e demais interessados para discutir
assuntos relevantes sobre política, cultura, entretenimento, agenda dos
movimentos sociais, denúncias e outras possibilidades, fazendo inclusive um
resumo dos eventos e acontecimentos dos movimentos. Além disso, a idéia é que
os autores tenham liberdade de escrever suas idéias, dando margem ao
contraditório que é fundamental para que as pessoas formem verdadeiramente suas
opiniões.
Queremos ir contra as atitudes da
mídia dominante, que enquadra a opinião dos escritores dentro dos interesses do
dono. Afinal, sabemos o quão relativa é a democracia, pois dentro de empresas
você é obrigado a atender os interesses e ordens do dono, o que torna muito
relativa a tão defendida liberdade de expressão, que é reinterpretada como "liberdade de defender os nossos
interesses mesmo que eles caminhem no sentido contrário à sociedade". Atualmente,
a mídia está nas mãos de seis famílias que tem fortes imbricações com o poder
político e econômico, o que torna suas publicações carregadas de vieses,
buscando construir visões nas pessoas que vão contra sua própria realidade
social
O nome surgiu da idéia de Diego
Caldas, que foi professor no Cursinho Pimentas e atualmente é professor do
Cursinho Lima Barreto. Segundo palavras do professor:
"Triste fim de Policarpo Quaresma, de Lima Barreto, é um livro onde um
homem nacionalista e muito ingênuo, cheio de boas intenções tenta desenvolver
projetos para o Brasil, que sempre esbarram em problemas práticos que seu
idealismo não havia previsto.
Em
um primeiro momento ele tenta mudar a língua brasileira para o Tupi-Guarani,
vira motivo de chacota e vai parar em um manicômio, em um segundo ele tenta
ressuscitar a lavoura nacional através da ciência positivista, gasta todos seus
recursos e acaba perdendo tudo por conta das saúvas e em um terceiro momento se
alista nas tropas de Floriano para ajudar na consolidação da república, vira
carcereiro, vê presos sendo executados e é condenado a morte após enviar uma
carta ralhando com o presidente. Se o
personagem é um idealista ingênuo, porque este nome?
Pela
crítica que o livro representa, tanto aos intelectuais diletantes que
acreditavam ter a solução de todos os problemas, quanto aos donos do poder, que
ajudavam a manter uma estrutura precária por conta de seus interesses sórdidos.
Policarpo representa uma crítica lúcida recheada de
ironia lançada contra a sociedade carioca e brasileira da virada do século XIX
para o XX.
Diferente
de Machado de Assis, um "escritor universal" que fala de emoções que
tangem os homens de várias épocas, Lima Barreto foi um cronista pleno, um homem
arraigado em seu tempo, que bradava contra o Barão do Rio Branco e seu projeto
de branqueamento do Brasil, que bradava contra o escritor Coelho Neto ter um pé
no futebol, um esporte que Lima Barreto considerava uma forma de alienação do povo, etc.
Enfim, Policarpo, não por causa do personagem ingênuo, mas sim pela crítica contundente à sociedade de seu tempo."
Enfim, Policarpo, não por causa do personagem ingênuo, mas sim pela crítica contundente à sociedade de seu tempo."
A
idéia é que seja um jornal construído coletivamente, verdadeiramente
democrático e que realmente contribua para as pessoas terem informações que são
baseadas realmente nas idéias e crenças dos escritores, livre das amarras do
interesse econômico.
cordialmente,
JORNAL POLICARPO
Eu ficaria orgulhoso em colaborar com algumas matérias para um jornal que leva o nome de um personagem de um Escritor-Mito da literatura Brasileira.
ResponderExcluirAdailton, seria uma honra, nos envie e-mail em cursinholimabarreto@gmail.com. Estamos usando esse e-mail para cursinholimabarreto@gmail.com. A iniciativa tem esse cursinho como um dos membros, mas já há outras pessoas com iniciativas individuais e outros movimentos contribuindo
Excluir